Arquivo Newsletters
|
||||||||||||
Estimado Cliente, No seguimento do Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15 de Fevereiro, cuja implementação sofreu vários adiamentos, e após a obrigatoriedade da impressão do QRCode nos documentos fiscalmente relevantes desde 1 de Janeiro de 2022, a comunicação das séries de facturação à Autoridade Tributária e aposição nos documentos do respectivo ATCUD (Código Único de Documento AT) será obrigatória a partir de 1 de Janeiro de 2023. É por isso importante que, antes dessa data, comunique à AT as séries de facturação e respectivos documentos que está a utilizar. O que acontece se não comunicar as suas séries de facturação? Ficará impedido de facturar a partir de 1 de Janeiro de 2023! Clique aqui para mais informação
O que devo fazer agora? Caso ainda não o tenha feito, deverá garantir que o seu Sage 50C está actualizado na versão 2022.01.01 ou superior e que está a emitir documentos com QRCode. Deverá depois usar a ferramenta disponível em Reporte/Registar os códigos de validação à AT no backoffice do Sage 50C. Como fazer a comunicação à AT via WebService? 1. Deverá assegurar-se de que possui a senha de acesso ao Portal das Finanças. Por fim preencher os dados do utilizador e activar a(s) opção(ões): "WSE - Comunicação e Gestão de Séries por webservice"
Note que, caso pretenda usar a palavra-passe geral para acesso ao portal das finanças, deverá deixar "0000" à direita do número de contribuinte.
3. Registar códigos de validação à AT. NOTA IMPORTANTE: A AT apenas permite o registo de uma série por cada Tipo de Documento SAFT. Isto significa, por exemplo, que se tiver um documento "Factura" e outro "Factura de Adiantamento" (ambos do tipo FT), terá de criar e certificar séries de facturação diferentes para cada um. Caso tente certificar a mesma série para ambos, um será certificado e o outro irá devolver uma mensagem de erro. Recomendamos por isso que seleccione apenas os documentos que está efectivamente a utilizar, criando e certificando novas séries apenas em casos de necessidade absoluta de utilizar vários documentos do mesmo tipo.
Este processo deverá ser feito para todos os documentos passíveis de entrega ao cliente (actualmente com QRCode), incluindo recibos.
Como fazer a comunicação manualmente? 1. Aceder ao Portal das Finanças, pesquisar séries e clicar em Comunicação de Séries Documentais: 2. De seguida Comunicar as minhas séries:
4. Em Reporte clicar em "Registar os códigos de validação AT"– Preencher com os códigos gerados manualmente no ponto anterior. No fim do processo clicar em Gravar.
Caso pretenda a ajuda dos nossos técnicos para realizar esta operação, por favor contacte-nos. Preparámos condições especiais para a actualização do Sage e comunicação das séries de facturação:
A todos os valores acresce IVA à taxa normal em vigor. É necessário contrato Sage Care válido à data da actualização - consulte-nos para valores. Durante o período de festas em Dezembro, dado o expectável aumento de pedidos de suporte e menor disponibilidade dos nossos técnicos, tanto a Assistimo como a Sage poderão não conseguir dar uma resposta atempada a todas as solicitações. Sugerimos por isso que, caso ainda não o tenha feito, proceda com a máxima brevidade possível às actualizações necessárias e à comunicação das suas séries de facturação. Estamos ao seu dispor para quaisquer esclarecimentos adicionais. Não hesite em contactar-nos. Com os melhores cumprimentos, Carlos R. Calado c.calado@assistimo.pt |
||||||||||||