Steve Jobs demite-se de CEO da Apple
2011-08-25Numa carta dirigida ao conselho de administração, ao qual presidia, Jobs, de 56 anos, disse que chegaria o dia em que não poderia cumprir os seus deveres e seria o primeiro a dar a conhecer esse facto.
Jobs continuará na empresa como presidente, mas sem funções executivas, anunciou a Apple.
Em nome do conselho de administração, Art Levinson elogiou a "visão e a liderança extraordinária" de Steve Jobs, que está de baixa médica desde Janeiro. Há dois anos fez um transplante de fígado e em 2004 sobreviveu a um cancro do pâncreas.
A Apple concebe o iPod e o iTunes, os computadores Mac, o sistema operativo OS X e o iPhone.
Carta escrita por Steve Jobs
Aos Directores do Conselho de Administração da Apple e a toda a Comunidade Apple:
Sempre disse que no dia em que não conseguisse cumprir com os meus deveres e responder às expectativas como CEO da Apple, seria o primeiro a dar-vos conhecimento disso. Infelizmente esse dia chegou.
Deste modo, renuncio ao cargo de CEO da Apple. Contudo, gostaria de continuar a servir a Apple como Director do Conselho de Administração e empregado da Apple, se assim aceitarem.
Em relação ao meu sucessor, recomendo fortemente que ponham em marcha o nosso plano de sucessão e indiquem Tim Cook como CEO da Apple. Acredito que os dias mais criativos e brilhantes da Apple ainda estão para vir.
Estou ansioso por ver isso acontecer e para contribuir para novos sucessos, mas desempenhando agora um novo cargo na Apple.
Nesta empresa fiz alguns dos meus melhores amigos de toda a vida e agradeço a todos pelos anos em que trabalhei convosco.
Steve
Fonte: Económico