Sage certifica software de acordo com as normas impostas pela Direcção-Geral dos Impostos
2010-10-04A partir de 1 de Janeiro de 2011, a Certificação de Software é Obrigatória. Esta é uma medida da Direcção-Geral dos Impostos que visa facilitar o cruzamento de dados e a criação de mecanismos de controlo e auditoria integrados no software que têm por finalidade impedir as fraudes fiscais.
A par desta medida, a Sage, líder nacional e mundial no desenvolvimento de software de gestão de acordo com os seus valores éticos e deontológicos, irá promover activamente a utilização de software certificado pela DGCI.
De acordo com a DGCI e face à evolução prevista em relação à certificação de software, a prazo todas as empresas estarão obrigadas à utilização de software certificado.
Actualmente, as aplicações informáticas estão já obrigadas a produzir um ficheiro normalizado de auditoria informática, o SAFT-PT. Com a Portaria n.º 363/2010, de 26 de Junho de 2010 os produtores de software são obrigados adicionalmente a introduzir nos seus produtos mecanismos que garantam a inviolabilidade da informação inicialmente registada.
“Na prática, esta medida obriga a normalizar um conjunto de procedimentos, em particular nas tarefas associadas à emissão de documentos para facturação de bens ou prestação de serviços. As facturas ou talões de venda emitidos estão agora obrigadas a exibir o número de certificado do produto atribuído pela DGCI e contêm adicionalmente uma assinatura digital obtida a partir da informação fiscalmente relevante. Na Sage estamos a adaptar os nossos produtos para que este tipo de requisitos não afectem de nenhuma forma a operacionalidade e a produtividade dos utilizadores,” afirma Vitor Pinho, Responsável pelo projecto na Sage Portugal.
A certificação de software é mais uma das medidas da Administração Fiscal Portuguesa, à semelhança de medidas idênticas de Administrações Fiscais de outros países, no sentido de criar mecanismos de controlo e auditoria integrados nos softwares utilizados pelos contribuintes com a finalidade de facilitar o cruzamento de dados e impedir as fraudes fiscais.
A partir de Setembro de 2010, os fabricantes de software devem proceder ao pedido de certificação das soluções que disponibilizam ao mercado para que em Janeiro de 2011 possam garantir aos seus clientes a utilização duma solução devidamente certificada pela DGCI.
A DGCI irá posteriormente publicar no Portal das Finanças a lista dos produtos que estão certificados de acordo com as novas normas introduzidas.
A Sage disponibiliza ainda apoio aos seus clientes e parceiros, através de acções de formação e de um site que serve para esclarecer todas as questões que possam surgir, no âmbito da certificação. Mais informação em http://www.softwarecertificado.sage.pt/
Sobre a Sage em Portugal
A Sage Portugal integra o Grupo Sage, líder mundial no desenvolvimento de software de gestão e serviços para pequenas e médias empresas (PME). A Sage em Portugal dispõe de uma ampla oferta de produtos e serviços desenvolvidos para o mercado nacional e de acordo com a dimensão das empresas, tem uma capacidade acrescida para responder, de forma adequada, às necessidades dos seus clientes.
A Sage, que possui actualmente uma equipa de 150 colaboradores, mais de 80 mil utilizadores e uma rede de mil Parceiros, apresenta uma gama variada de produtos desenhados para suprir todas as necessidades de gestão das PME portuguesas.
Sobre o Grupo Sage
O Grupo Sage é, há mais de duas décadas, o parceiro de software de gestão preferido pelas pequenas e médias empresas em todo o mundo.
A liderança mundial do Grupo SAGE, presente na Europa, América do Norte, África e Ásia, deve-se à elevada capacidade de resposta com que satisfaz as necessidades dos seus clientes, cada vez mais amplas e diversificadas, das várias áreas de negócio que respondem com soluções globais e integradas de software de gestão.