Google perde popularidade entre motores de pesquisa em Abril
2011-05-11O motor de pesquisa da Google perdeu popularidade em Abril para a Microsoft e a Yahoo. Também o lucro da empresa relativo ao primeiro trimestre sofreu um corte, uma vez que a empresa reservou parte dos seus resultados para possíveis despesas judiciais com o processo em que está implicada.
O motor de pesquisa Google registou uma queda na quota de mercado de pesquisas da Internet o mês passado, enquanto que a Microsoft e a Yahoo apresentaram aumentos, de acordo com a empresa ComScore.
A Google registou 65,4% das pesquisas em Abril, tendo descido da quota de 65,7% que apresentou em Março, de acordo com a ComScore. O motor de pesquisa Yahoo avançou para 15,9% em Abril, acima do recorde mínimo, registado anteriormente, de 15,7%.
Também o Bing, da Microsoft, subiu de 13,9% em Março para 14,1% em Abril.
O declínio da Google chega numa altura em que a empresa está a tentar melhorar os seus resultados de pesquisa e a persuadir os utilizadores para vender mais publicidade. Em Março, a empresa desvendou ferramentas sociais que ajudam os utilizadores a recomendar sites para pesquisa de resultados, enquanto deixam as empresas caracterizar aquela informação em anúncios.
A Google reservou 500 milhões de dólares (348,4 milhões de euros) para o caso que está a ser investigado pelo Departamento de Justiça norte-americano, relacionado com o seu negócio de publicidade, o que irá resultar num lucro do primeiro trimestre mais baixo.
Esta despesa cortou o resultado líquido para 1,8 mil milhões de dólares (1,25 mil milhões de euros), ou 5,51 dólares por acção, declarou a empresa ontem, citada pela Bloomberg.
“Contudo, não podemos prever o resultado final deste assunto, acreditamos que não irá ter um efeito material adverso no nosso negócio, na consolidação da posição financeira, nos resultados ou nos fluxos de caixa”, declarou a empresa.
Fonte: Jornal de Negócios