Subida das taxas de IVA a partir de 1 de Julho
2010-06-01A alteração às taxas de IVA terá efeito a partir de 1 de Julho de 2010.
A subida do IVA terá impacto de 1% nas três taxas, sendo que no continente a taxa reduzida passará para 6%, a intermédia para 13% e a normal para 21%. A subida será igualmente de 1% nas ilhas, relativamente às taxas actualmente praticadas.
Porque sabemos que é muito importante acompanhar os nossos clientes empresariais durante este processo de transição, a Assistimo, em parceria com a SAGE, lançará um conjunto de novas funcionalidades e serviços para as suas aplicações. Poderemos assim agendar atempadamente a transição do IVA, de forma a que no dia 1 de Julho possa começar de imediato a facturar.
Entre outras, destacamos:
- Programação e agendamento prévio de alteração do IVA e respectivos preços para aplicações SAGE GesPOS, Linha 50, Linha Next e website de comércio electrónico;
- Módulo auxiliar à conversão do IVA com simulador de apoio à alteração de preços (disponível apenas para algumas aplicações SAGE);
- Possibilidade de impressão prévia de etiquetas de produtos;
- Promoções especiais de apoio à actualização de software SAGE;
- Serviços suplementares de assistência técnica à transição on-site ou através de acesso remoto.
A nossa equipa está disponível para quaisquer esclarecimentos adicionais. Não hesite em contactar-nos.
Actualização:
O Decreto da Assembleia 23/XI, diploma aprovado pela Assembleia da Republica em 9 Junho de 2010, no que diz respeito ao Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) a aplicar nas importações, transmissões de bens e prestações de serviços, vem definir, que a partir de 1 de Julho 2010, no continente aplicam-se as taxas 6%, 13% e 21% e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira as taxas de 4%, 9% e 15%. Tal significa que a taxa reduzida (4%) a aplicar nas Regiões Autónomas não sofre alterações.