Versões Sage 2011 Certificadas já estão disponíveis
2010-11-13É com agrado, que informamos, que ficam disponíveis, a partir de hoje, as versões
Sage2011 – Certificadas pela DGCI –Linha 50, Next, Gestexper e Sage Retail (Gespos).A Sage2011, fica disponível para download no Portal mySage (http://my.sage.pt/) em formato de actualização a executar sobre a Sage2010 na Linha 50, Next e Gestexper. Nos próximos dias ficará disponível no formato Setup Completo.
No SageRetail (GesPOS), a nova versão Sage2011, fica disponível em formato Setup completo.
Sage 2011 e a Certificação Software de Certificação pela DGCI
A portaria 363/2010 estabelece as condições de obrigatoriedade de utilização de aplicações de facturação certificadas, por parte dos sujeitos passivos de IRS/IRC, bem como as regras que estas devem cumprir.
O processo de actualização para a Sage2011 é irreversível (pelo que deve garantir a existência de cópias de segurança dos dados), após a instalação da versão Sage2011, como versão certificada pela DGCI, o modo de funcionamento da aplicação passa de imediato a cumprir todos os requisitos definidos pela certificação, os quais:
· Os talões de venda, as facturas ou documentos equivalentes passam a ser assinados digitalmente no momento da sua criação, ficando totalmente vedada a possibilidade de alterar a sua informação de natureza fiscal;
· Para terem validade fiscal, os documentos impressos cumprem novas formalidades, mencionando o número certificado do produtor do software bem como 4 dígitos da assinatura do documento criado;
· Os documentos processados por sistemas externos e integrados na aplicação de facturação devem ser guardados em Séries próprias para o efeito (Séries não assinadas externas). Os documentos de versões anteriores ficam guardados em Séries Não assinadas internas;
· Fica também vedada a impressão de documentos cujos modelos de impressão não cumpram as regras estabelecidas pela Portaria.
Para garantir o cumprimento das regras da certificação sem prejudicar a operacionalidade das aplicação, procedemos à inclusão de uma nova funcionalidade de gravação de documentos "Em preparação" que podem mais tarde ser finalizados como factura ou documento equivalente.
Antes de iniciar o processo de facturação de acordo com estas novas regras, deverá efectuar as seguintes configurações (se tratar de uma actualização de versão):
· Revisão dos modelos de impressão de documentos assinados, de forma a incluir os novos elementos; poderá em alternativa utilizar os modelos disponibilizados por defeito
· Criação de novas séries de facturação, identificando séries de documentos assinados e séries de documentos não assinados (externos e internos);
· Enquadramento dos tipos de documentos de venda usados numa das tipificações previstas na aplicação.
Licenciamento Sage2011
Para acesso ás versões Sage2011, deverá proceder ao licenciamento das aplicações instaladas.
Quer a sua licença (ficheiro pdf e dat) será disponibilizadas na sua área reservada do portal MySage.
Documentação Sage2011
Encontra-se disponível, no Portal mySage (http://my.sage.pt/), na área “Suporte Técnico – Documentação”, toda a documentação sobre as novas versões e funcionalidades implementadas, a qual recomendamos a leitura.
SageRetail (SageGespos)
Rebranding do SageGespos: O produto tem agora o nome de Sage Retail, sendo este o produto certificado.
Novo Licenciamento: O SageRetail versão 2011, passa a dispor de um novo sistema de licenciamento, com possibilidade de activação Online ou via ficheiro (licenciamento com processo análogo ao das restantes linhas SME)
Cuidados a ter na instalação da nova versão Sage2011 SageRetail (actualização do Gespos):
Deve instalar numa directoria diferente do Gespos, como exemplo em C:\Programas\Sage\Retail2011.
Se detectada uma instalação da aplicação Gespos na máquina, será apresentada ao utilizador a possibilidade de migrar as empresas, permitindo a migração de empresas das versões anteriores;
É disponibilizado um assistente para o início dos trabalhos no sistema certificado do SageRetail.
Novos Conversores: Disponíveis novos conversores nomeadamente do Gestexper TPV, Gestexper GPE, Gestexper Gco, Primavera Express v. 6.x e Linha 50.
Gestexper
O processo de conversão para Sage2011 é irreversível e implica nas aplicações de facturação o cumprimentos imediato das regras de certificação (deve garantir antes da instalação da nova versão a existência de cópias de segurança actualizadas).
As aplicações de facturação (GCO e GPE) possuem um assistente para a configuração das Séries de numeração (Gco) e Tipos de lançamento (Gpe) de forma a preparar estas versões para a certificação.
A aplicação Gestexper - Tec deixa de possuir o modulo de facturação pelo que não necessita de certificação.
A aplicação de TPV é substituída pelo SageRetail (existindo no SageRetail um conversor directo dos dados de TPV).
Next
Procedeu-se na Next Sage2011 a uma reformulação dos níveis funcionais na Gestão Comercial e Facturação de Serviços (Na Next Construção, mantêm-se inalterados os níveis funcionais existentes Base, Prime, Vision), de forma a obter uma maior harmonia entre os distintos níveis, passam a existir:
· Next Start - Equivalente ao anterior nível funcional Base
· Next Facturação Serviços – Equivalente à anterior aplicação Facturação de Serviços
Os menus destes níveis funcionais são comuns com o nível funcional Vision, não estando activas as opções correspondentes aos módulos licenciáveis não presentes.
Caso o utilizador decida efectuar a criação de registos referentes aos módulos anteriormente referidos será avisado que para poder efectuar essa operação necessita de adquirir uma licença Vision.
Está disponível em todos os níveis funcionais a utilização do SDK Next que permite efectuar desenvolvimento especifico sobre a aplicação
· Next Vision - Este nível funcional mantêm-se inalterado relativamente à versão anterior
Na entrada das aplicações de facturação, automaticamente fica disponível um assistente para o início dos trabalhos no sistema certificado, sendo este um processo obrigatório e irreversível, para tal deverá garantir a existência de cópias actualizadas.
Linha50
O processo de conversão para uma Facturação Certificada é irreversível, sendo imprescindível que:
· Garanta a existência de cópias de segurança a todas as bases de dados antes de iniciar a actualização;
· Em nenhuma circunstância devem estar outros postos de trabalho a executar operações sobre a empresa (base de dados) que vai ser convertida.
Será disponibilizado um assistente para o início dos trabalhos no sistema certificado de Facturação 50, aquando da entrada pela primeira vez nas empresas após a instalação da Sage2011.
Em caso de dúvida ou para auxílio na actualização da sua empresa, não hesite em contactar-nos.