Arquivo Newsletters
Estimado cliente,
Na Assistimo temos consciência das implicações que o novo acordo ortográfico terá (e começa já a ter) no Português de Portugal. Assim, seguindo a linha de muitas outras empresas e mesmo meios de comunicação, dado nesta fase tal ainda ser facultativo, não procederemos à sua adopção.
Preocupa-nos no entanto o facto (e não o fato) de muitos outros organismos, principalmente públicos e onde se inclui o Ensino, adoptarem este acordo e, com o tempo, este acabar por tornar-se universal e obrigatório. Preocupa-nos também o impacto económico de alterar todos os livros, manuais, software, etc. para esta nova forma de escrita, bem como a grande disparidade que esta apresenta em relação ao Português efectivamente falado em Portugal.
Se nada for feito antes, a partir do ano lectivo de 2012/2013 os manuais escolares já virão obrigatoriamente conforme o novo acordo. Os alunos que escreverem da forma actual estarão oficialmente a cometer erros ortográficos e serão forçados a utilizar as novas formas das palavras por ele impostas.
É por isso importante agir hoje mesmo! Amanhã poderá já ser demasiado tarde para fazer algo.
Dado o grande interesse manifestado pelos nossos clientes por este tema, vimos uma vez mais divulgar a Iniciativa Legislativa de Cidadãos pela revogação da entrada em vigor do Acordo Ortográfico.
Em traços muito gerais, esta iniciativa pretende recolher assinaturas suficientes para que a Assembleia da República seja obrigada a revogar a lei já aprovada para a entrada em vigor do novo acordo ortográfico. Este novo acordo, como é do conhecimento geral, provocará profundas alterações à forma como o português de Portugal é actualmente escrito, aproximando-o da forma brasileira.
Apesar de muitos já terem assinado petições on-line, feito gosto no Facebook e subscrito muitas outras iniciativas, estas não têm qualquer efeito legal. Apenas as assinaturas recolhidas e entregues em papel por esta iniciativa na Assembleia da República terão valor.
Para mais informação poderá consultar o site oficial em http://ilcao.cedilha.net/.
Para subscrever esta iniciativa, deverá seguir os passos descritos em http://ilcao.cedilha.net/?page_id=18.
Poderá enviar a sua subscrição digitalizada por correio electrónico ou, em alternativa, por correio tradicional para o Apartado 53, 2776-901 Carcavelos.
Colabore com esta Causa. Por favor, envie UMA ÚNICA VEZ a sua subscrição. Assinaturas duplicadas não são admissíveis e serão eliminadas. Os impressos digitalizados sem assinatura real (escrita à mão) ou com dados em falta não serão admitidos.
Destacamos ainda que a Assistimo não está de forma alguma relacionada com esta iniciativa, limitando-se a proceder à sua divulgação junto dos seus clientes e amigos. Para quaisquer contactos relativos à mesma, deverá contactar directamente os seus promotores através dos meios de contacto indicados em http://ilcao.cedilha.net/.
Para quem não disponha dos meios técnicos necessários, encontramo-nos também à disposição de todos os nossos clientes para recolher as assinaturas na nossa loja de Almada. Comprometemo-nos a proceder ao seu envio.
Ressalvamos também que esta iniciativa não pretende "atacar" o Português de qualquer outro país. A uniformização da grafia apenas desvirtua as culturas individuais de cada povo, pelo que lutar pelo direito de manter o Português de Portugal é também lutar pelo Português de todos os outros países que também escrevem e falam a nossa bela língua.
Cumprimentos,
Carlos R. Calado